Introdução


O marciano já me confidenciou que gostou de aprender matemática contigo. Aprendeu rapidamente a interpretar uma tabela e um gráfico.

«A matemática é muito interessante! Aposto que os meus amigos de Marte iriam aprender matemática num instante! A linguagem gráfica é fantástica para apresentar e interpretar qualquer tipo de informação. Vou enviar um e-mail ao chefe “Giga-marcianix”, para que ele divulgue por toda a galáxia, as vantagens do uso da linguagem gráfica. Que calor! Ai que tosse que eu tenho! …cof…cof…cof…»

(discurso do marciano, traduzido no site http://free.translated.net/)


Mas, o extraterrestre está a perder a cor. Sente muito calor, não pára de tossir, devido ao efeito de estufa que o excesso da emissão de gases, nomeadamente de CO2, está a provocar ao nosso planeta. Ele nem quer acreditar. Acha que os terráqueos deviam parar de poluir o planeta ou, pelo menos, evitar fazê-lo.


*******************************************

Nota:
  • Para explicares ao marciano, que os terráqueos já andam a tomar medidas, no sentido de evitar o aquecimento global do planeta (efeito de estufa), vais realizar um trabalho interdisciplinar proposto na secção Tarefa.

  • Recorre às páginas da Internet que te são fornecidas nos Recursos. Uma das finalidades deste trabalho é procurar usar a matemática, em combinação com outros saberes, na compreensão de situações da realidade, bem como usar a Web, nomeadamente, a exploração de sites educativos, para aprofundar os conteúdos da unidade: “Proporcionalidade inversa. Representações gráficas.”

  • No final, deverás entregar o teu trabalho à professora de Matemática, ou enviar-lho por e-mail.Os trabalhos entregues serão devidamente corrigidos e classificados.

  • O trabalho mais completo será divulgado pelo chefe “Giga-
    -marcianix”, por toda a galáxia.